O valor do pedágio para caminhões na BR-324/116, trecho conhecido como Rota 2 de Julho, pode saltar de R$185 para R$700 – mesmo sem investimentos estruturais nos dois primeiros anos da nova concessão. A informação foi confirmada durante a última audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada em Brasília.
Segundo o plano apresentado, o reajuste será progressivo: caminhões de cinco eixos deverão pagar R$580 no segundo ano da concessão e até R$700 a partir do sétimo ano. Além disso, o número de praças de pedágio será duplicado, e está prevista a construção de uma terceira faixa ao longo de toda a rodovia, nos dois sentidos.
Apesar do aumento significativo nas tarifas, a ANTT informou que, nos dois primeiros anos, não haverá obras de ampliação ou melhorias substanciais. Nesse período, a concessionária deverá realizar apenas ações emergenciais, como recuperação do pavimento, sinalização e reforço na segurança viária. As obras de modernização mais robustas estão previstas para os seis anos seguintes.
O presidente da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargas (ANUTC), André Siqueira Aguiar, criticou duramente a proposta. “O pedágio vai ficar de quatro a seis vezes mais caro. O impacto tarifário será enorme para o setor de transporte de cargas”, alertou, sugerindo a adoção de faixas de transição tarifária.
Já o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, afirmou que a agência colheu contribuições relevantes durante o processo, envolvendo o cronograma de obras, exigências contratuais e equilíbrio tarifário. Ele destacou que o contrato seguirá padrões socioambientais definidos pelo International Finance Corporation (IFC), com cláusulas que preveem penalidades claras em caso de descumprimento.
Informações do Informe Baiano