A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), em parceria com a Escola de Música da UFBA, realiza o concerto Núcleo de Música Antiga, com apresentações gratuitas em igrejas históricas da capital baiana.
O Núcleo de Música Antiga da Bahia é formado por músicos especializados em instrumentos de época e práticas interpretativas do passado, com foco na música barroca. A formação conta com José Maurício Brandão (cravo e teclados históricos), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (viola e violino barroco) e Hugo Prio (oboé barroco).
O repertório propõe um diálogo entre a música barroca europeia e composições brasileiras do movimento armorial, incluindo obras de compositores como Leonardo Vinci, Johann Froberger, Georg Philipp Telemann, Johann Christian Bach, Maurizio Cazzatti, Capiba e Antonio Madureira.
“Esse repertório armorial-barroco será executado em instrumentos de época, como o traverso, uma flauta barroca, e outros instrumentos com a configuração original do início do século XVIII”, explica Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da Osba. “O som que os compositores ouviam naquele tempo é diferente do que conhecemos hoje. Estudar e resgatar esses instrumentos antigos é uma forma de renovação musical, que olha para o passado com sensibilidade e profundidade”, completa.
Informações do Correio*