Créditos: Petrobras/Divulgação
A plataforma P-78, modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), partiu de Singapura em 13 de julho e chegou ao Brasil para iniciar sua operação no Campo de Búzios, na Bacia de Santos. Com capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente, a unidade será a sétima a operar na área, que já conta com as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
Segundo a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, a produção em Búzios já ultrapassou a marca de 900 mil barris diários, e a entrada em operação da nova plataforma poderá elevar esse volume em até 20%.
Para agilizar o processo, a P-78 foi transportada da Ásia já com a tripulação brasileira embarcada, antecipando treinamentos e procedimentos. Essa prática, adotada pela última vez em 1999, deve permitir o início da produção cerca de duas semanas antes do previsto.
Antes da operação, ainda serão realizados serviços de ancoragem e interligação da unidade com os poços, em um processo que deve durar aproximadamente dois meses.
O casco da P-78 foi construído em estaleiros de Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul. A integração dos blocos ocorreu na Coreia, e a montagem final foi feita em Singapura, incluindo um módulo produzido no estaleiro da Seatrium (antigo Brasfels), em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o pré-sal é responsável por cerca de 80% da produção nacional de petróleo e gás. Descoberto em 2006, ele garantiu a autossuficiência energética do país, com destaque para o óleo leve de alta qualidade encontrado nos poços. A produção teve início em 2008, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, ao lado da Bacia de Santos, onde estão localizados os reservatórios em profundidades que variam de 5 mil a 7 mil metros.