A operação policial Operação Contenção, deflagrada pelo governo do Rio de Janeiro ontem (28), contra a facção Comando Vermelho ganhou repercussão internacional devido às dezenas de mortes registradas. Oficialmente, foram contabilizados 64 óbitos — incluindo quatro policiais — mas autoridades estimam que o número final possa ultrapassar 100.
A Organização das Nações Unidas (ONU) postou em sua conta no X (antigo Twitter) que está “horrorizada com a operação policial em andamento nas favelas do Rio de Janeiro, que já teria resultado na morte de mais de 60 pessoas, incluindo quatro policiais”. O organismo lembrou às autoridades brasileiras “suas obrigações sob o direito internacional dos direitos humanos” e solicitou investigações rápidas e eficazes.
Veículos internacionais como o The Guardian, o El País e o Le Figaro levaram a notícia ao público mundial, chamando a ação de “a mais letal da história do Rio de Janeiro”. Imagens de jovens homens mortos se espalharam nas redes sociais e a imprensa debateu a eficácia e os impactos dessas operações de grande porte em comunidades marginalizadas.
Fonte: Agência Brasil



