Crédito: CBN – Reprodução/Redes Sociais
Ele contou que Milton começou a apresentar mudanças sutis de comportamento no fim do ano passado, nada que soasse alarmante à época. Com o tempo, porém, as alterações se intensificaram. “O Parkinson, diagnosticado em 2022, foi avançando, e até as pequenas atividades do dia a dia passaram a ser afetadas”, relatou.
Em maio, Augusto decidiu viajar com o pai em um motorhome pelo exterior. “Rodamos aproximadamente 4 mil quilômetros. Eu dirigia e ele estava sempre ao meu lado, de copiloto, escolhendo as músicas — como sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, disse o filho, lembrando que, apesar das limitações, Milton se divertiu muito e repetia que aquela havia sido “a melhor viagem da vida dele”.
De volta ao Brasil, Augusto precisou interromper uma viagem a trabalho para cuidar do pai, que enfrentava um quadro de desidratação devido às dificuldades para se alimentar e ingerir líquidos.
“Dali em diante, entramos em uma montanha-russa, e absolutamente tudo mudou de forma muito rápida. Veio, então, o duro diagnóstico de demência”, contou.
“Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou confusos. Meu pai me chama, tenta conversar, mas nem sempre consegue se expressar.”
As rotinas também se transformaram. “As inúmeras ligações sempre que eu viajava já não existem mais. Nem a curiosidade pelas boas fofocas do dia, a ansiedade pela minha volta para casa — quando ele me esperava com uma camiseta com a nossa foto —, ou a travessura de me perguntar se eu tinha batido em todo mundo nos treinos de jiu-jítsu”, recordou Augusto.
Em entrevista à revista Piauí, ele revelou que, após uma série de exames e avaliações clínicas, o diagnóstico de Milton foi confirmado: demência por corpos de Lewy (DCL), distúrbio neurodegenerativo que provoca declínio nas funções cognitivas, motoras, comportamentais e emocionais. A DCL é o terceiro tipo mais comum de demência, com sintomas semelhantes ao Alzheimer e, no aspecto motor, ao Parkinson.