O edital de licitação para construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi oficialmente lançado, marcando um novo passo para a mobilidade urbana da Região Metropolitana. A iniciativa, viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), prevê um investimento superior a R$ 4 bilhões.
O projeto inclui a finalização da Linha 1, a construção da Linha 2 e a operação de todo o sistema metroviário, com 42 quilômetros de extensão, 20 estações e 11 terminais integrados a ônibus, BRT e trens do subúrbio. A empresa vencedora da licitação será responsável por toda a execução, operação e manutenção do sistema, com concessão de 30 anos — sendo três destinados à construção e 27 à operação.
Um dos diferenciais do projeto é a integração com os corredores de tráfego já planejados ou em execução em Salvador, como a Avenida 29 de Março, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a ligação BR-324/Avenida Luís Eduardo Magalhães, o Complexo Viário do Imbuí e Narandiba e a nova rodoviária.
A Linha 1 será estendida até Águas Claras, e a Linha 2 ligará Bonocô a Lauro de Freitas, passando por áreas como o Iguatemi e a Avenida Paralela. O sistema contará com vias alimentadoras com faixas exclusivas, preparadas para a implantação do BRT.
O modelo de PPP adotado, já utilizado em outros equipamentos públicos da Bahia, como a Arena Fonte Nova e o Hospital do Subúrbio, busca garantir maior eficiência, agilidade e qualidade na execução e operação do serviço.
Informações do Governo do Estado da Bahia