O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que serão ofertadas 5 mil novas vagas no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursos de inovação em universidades e institutos federais com foco nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Segundo ele, a iniciativa busca alinhar o Brasil às demandas do futuro, com cursos voltados a biotecnologia, robótica e inteligência artificial. Ele também falou sobre um edital para fortalecer núcleos de inovação tecnológica nas universidades, com recursos para capacitação e para fortalecer a interação entre ciência, empresas e sociedade.
No âmbito do ensino técnico, Camilo Santana aproveitou para celebrar a regulamentação da nova Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT). Ele ainda mencionou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que permitirá que estados troquem dívidas com a União por abertura de novas matrículas no ensino técnico.
O ministro também falou sobre planos de investimentos nas instituições federais, incluindo a construção de 104 novos institutos e a instalação de 270 novos restaurantes estudantis. Além disso, revelou que será criado um grupo de trabalho para revisar a relação das universidades com suas fundações de apoio, que são fundamentais para pesquisa, ensino e extensão.
Por fim, o ministro ressaltou que 90% das pesquisas no Brasil são realizadas por instituições públicas e defendeu que “‘defender um país soberano é defender a educação, a ciência e a tecnologia’.”
Fonte: Agência Brasil