A Campanha Nacional Contra a Gripe H1N1 iniciada no último dia 18 de abril em todo o Brasil já vacinou mais de 391 mil pessoas em Salvador. Com isso, o município já é a terceira capital do país com maior cobertura de vacinados, ficando atrás apenas de São Paulo e Macapá, respectivamente. O número corresponde a 63.3% do público-alvo residente na cidade.
Apesar da grande procura pelo imunobiológico nos postos da rede municipal, o Ministério da Saúde não tem realizado a reposição das doses com o mesmo ritmo com que a população tem procurado as vacinas, o que compromete o estoque nas unidades da capital baiana. No momento, o estoque da Central de Distribuição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está zerado e conta com algumas doses remanescentes em alguns postos.
“A procura é histórica. Desde 2013 a campanha tem mantido uma média de alcance entre 13% e 15% do público-alvo no sexto dia de mobilização. Este ano, o percentual de imunizados praticamente triplicou no mesmo período. É um contingente muito alto e não estamos recebendo por parte do governo federal as vacinas na mesma proporção”, explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização da Secreta ria Municipal da Saúde (SMS). 



