O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso um projeto de lei para reconhecer o 2 de Julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A proposta destaca o papel histórico da Bahia na expulsão das tropas portuguesas, em 1823, consolidando a independência do país um ano após o ato simbólico de Dom Pedro I.
Embora o 7 de Setembro seja amplamente lembrado como o marco da Independência, Lula reforça que foi o povo baiano quem garantiu, de fato, a libertação do domínio português. “Pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente.
A data já é celebrada como feriado estadual na Bahia, mas não possui, até o momento, reconhecimento nacional. Para Lula, esse reconhecimento é também uma forma de corrigir uma lacuna histórica. “Isso não está nos livros didáticos. A aprovação desse projeto vai mostrar que, além de Dom Pedro, o povo baiano teve um papel fundamental na nossa Independência”, disse.
Ao lado de ministros e lideranças políticas baianas, Lula reforçou o valor simbólico do projeto e participou das celebrações do 2 de Julho em Salvador.
Informações da Agência Brasil