Cerca de 134 milhões de trabalhadores receberão R$ 12,929 do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. O valor equivale a 95% do lucro de R$ 13,61 bilhões registrado no ano passado.
Apesar da queda em relação ao lucro recorde de 2023, que teve receita extra com reestruturações e operações pontuais, o FGTS manteve boa performance. A rentabilidade total do fundo com a distribuição dos lucros chega a 6,05%, acima da inflação oficial registrada no último ano.
A redução nos ganhos foi influenciada, entre outros fatores, pelos saques em massa motivados por situações emergenciais, como as enchentes no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, a arrecadação cresceu, impulsionada pela queda do desemprego e pelo aumento da formalização no mercado de trabalho.
O montante será dividido proporcionalmente entre aproximadamente 235 milhões de contas vinculadas, considerando o saldo existente em 31 de dezembro do ano anterior. Cada trabalhador receberá o valor correspondente ao que tinha depositado na conta do FGTS nessa data.
A Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do fundo, tem até o final de agosto para creditar os valores nas contas dos cotistas.
Regras de rendimento
Por lei, o FGTS tem uma rentabilidade fixa de 3% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR). Desde 2017, a distribuição de lucros passou a complementar esse rendimento, melhorando os ganhos reais dos trabalhadores. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o fundo deve ter, no mínimo, a correção pelo IPCA — o índice oficial da inflação — daqui em diante.
Caso os rendimentos anuais (incluindo a distribuição de lucros) fiquem abaixo da inflação, o Conselho Curador do FGTS precisa definir uma forma de compensação para garantir, no mínimo, a reposição da perda inflacionária.
Como consultar o saldo
O trabalhador pode verificar o saldo do FGTS pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Quem não tiver acesso à internet pode ir até uma agência da Caixa para obter o extrato. O banco também envia o extrato impresso, a cada dois meses, para o endereço cadastrado. Mudanças de endereço devem ser informadas pelo telefone 0800-726-0101 ou diretamente em uma agência.
Posso sacar esse valor?
Os lucros distribuídos são incorporados ao saldo do FGTS e seguem as mesmas regras tradicionais de saque: demissão sem justa causa, aquisição da casa própria, aposentadoria, doenças graves, ou adesão ao saque-aniversário, entre outras condições previstas por lei.
Informações da Agência Brasil