A partir de segunda-feira, dia 3, no município de Barra do Piraí (RJ), começa a edição 2025 da Jornada de Foguetes, evento que reunirá os vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada este ano com mais de 300 mil estudantes de todo o país. Até dezembro, a Jornada deve reunir cerca de 5.220 estudantes de diferentes regiões — dos quais 60,2 % pertencem à rede pública de ensino, dentre os 6.188 medalhistas da OBAFOG.
O local escolhido para as atividades é o Hotel Fazenda Ribeirão, que dispõe de ampla área para os lançamentos com toda a segurança necessária, segundo o coordenador da OBAFOG e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), João Canalle. Na primeira etapa, de 3 a 6 novembro, participam alunos do 6.º ao 9.º ano; os estudantes do ensino médio já participaram de turmas entre agosto e outubro e retornam em dezembro para competirem com foguetes de propelente sólido e multiestágio.
Durante o encontro, os alunos lançam foguetes confeccionados em suas escolas e aprendem a construir dois novos tipos de foguetes: para o nível 3 (água e ar comprimido) e para níveis mais avançados (vinagre + bicarbonato, propelente sólido etc). Os professores também participam de oficinas e aprendem a lançar foguetes equipados com placa eletrônica que detecta a altura máxima (ápice) da trajetória para abrir paraquedas no momento certo.
Fonte: Agência Brasil



