O governador Jerônimo Rodrigues confirmou que integrará a comitiva do governo federal que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China, na próxima semana. No país asiático, Lula participará da Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), com agendas previstas para os dias 12 e 13 de maio.
A principal missão de Jerônimo na viagem será viabilizar a assinatura do contrato com as estatais chinesas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC), que formam o consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica.
Caso a missão tenha um saldo positivo com o aval dos chineses, a obra terá início dentro do prazo de um ano e terá mais cinco para ser entregue. O custo total estimado é de R$ 10,42 bilhões.
Em Pequim, Jerônimo também deve buscar investimentos e formalizar parcerias em outras áreas. Mais detalhes sobre a viagem serão apresentados pelo governador no seu podcast, Fala Jero na noite desta segunda-feira, 5.
Sondagem
Uma outra etapa importante do projeto foi concluída há pouco mais de um mês, no início de abril, quando foi finalizada a etapa de sondagem para a construção da ponte na Baía de Todos-os-Santos (BTS), após 12 meses de trabalhos.
A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo será a finalização do projeto de fundações da ponte pela Concessionária e a mobilização dos canteiros de obras.
A expectativa do governo é que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.
Informações do jornal A Tarde