A semana começa com mais um alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica grande perigo devido à baixa umidade do ar. Municípios de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia, além do Distrito Federal, podem registrar umidade relativa abaixo de 12% durante a tarde.
O aviso cobre todo o Distrito Federal, além do Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás. Também estão sob alerta o extremo Oeste da Bahia, o Norte e Noroeste de Minas, a região Ocidental do Tocantins e o Nordeste do Mato Grosso.
Além do alerta vermelho, há também um alerta laranja em vigor, referente à baixa umidade, que indica perigo moderado. Nesse caso, a umidade deve variar entre 20% e 12% em estados já atingidos pelo alerta vermelho e em parte de São Paulo, Pará, Maranhão e Piauí.
Cuidados recomendados
O Inmet orienta que, em condições de baixa umidade, há risco de incêndios florestais e prejuízos à saúde, como ressecamento da pele, dor de cabeça, risco de doenças pulmonares e desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações incluem:
-
Beber bastante líquido.
-
Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.
-
Umidificar os ambientes.
-
Hidratar a pele.
-
Evitar atividades físicas intensas.
-
Reduzir o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
Informações da Agência Brasil