Crédito: TV Globo/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã de ontem (30), um boletim que classifica como de “grande perigo” a situação de baixa umidade relativa do ar em parte da região central do país. O alerta é válido até as 18h e prevê índices abaixo de 12%.
A área atingida pela seca abrange todo o Distrito Federal, o norte de Goiás, o leste do Mato Grosso, o sul do Tocantins, o oeste da Bahia e a região noroeste de Minas Gerais. Além de Brasília, a região metropolitana de Goiânia também está sob risco.
De acordo com o Inmet, cerca de 280 municípios podem enfrentar problemas decorrentes da estiagem, como risco elevado de incêndios florestais e impactos diretos à saúde da população, incluindo crises respiratórias, dores de cabeça e desidratação.
O instituto orienta que a população adote medidas preventivas, como beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas e a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Também recomenda o uso de hidratante para a pele, a utilização de métodos para umidificar o ambiente e a redução do consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
Em caso de emergência, a população deve procurar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.