O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação calculada pelo IBGE, registrou aumento de apenas 0,02% na Região Metropolitana de Salvador. Esse foi o menor resultado em pouco mais de um ano e representa forte desaceleração em relação ao mês anterior.
A inflação em Salvador ficou bem abaixo da média nacional (0,26%) e foi a segunda menor alta entre as 16 regiões metropolitanas pesquisadas, superando apenas Brasília (0,01%). Entre as cidades com maiores aumentos médios de preços estão São Paulo (0,46%), Porto Alegre (0,41%) e Curitiba (0,33%). Já as regiões com deflação mais intensa foram Campo Grande (-0,19%), Rio Branco (-0,15%) e Goiânia (-0,14%).
No acumulado do ano, o IPCA da RM Salvador subiu 3,02%, abaixo da média nacional (3,26%) e ocupando a 11ª posição entre as 16 áreas pesquisadas. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada foi de 5,06%, também inferior à média do país (5,23%), confirmando a desaceleração de preços na capital baiana.
Informações do Bahia Econômica