O Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro (IML) identificou 100 das 121 vítimas mortas na Operação Contenção. Todos os corpos passaram por necropsia — exame que determina causa e circunstâncias da morte — mas os laudos finais deverão ser entregues em cerca de 10 a 15 dias úteis.
Sessenta dos corpos já foram liberados para sepultamento. A informação foi divulgada por deputados federais e estaduais que visitaram o IML na tarde desta quinta-feira.
Os parlamentares cobraram que a {{organization|Secretaria de Polícia Civil}}, responsável pelo caso, divulgue a lista completa dos nomes dos mortos já identificados. Segundo o deputado Henrique Vieira, a direção do IML informou que a divulgação depende da autorização da secretaria.
A deputada Talíria Petroni argumentou que o fato de ainda não haver divulgação dos nomes indica que “há pré-caracterização de quem são esses mortos, de que há envolvimento deles em algum crime”.
Foi ainda destacada a dificuldade enfrentada por familiares que desejavam reconhecer os corpos. A deputada Jandira Feghali relatou o caso de um casal cujo filho foi decapitado, teve a cabeça encontrada em cima de uma árvore e não pôde entrar para reconhecer o corpo. Ela ressaltou que esse é um direito constitucional, mas que as famílias têm sido impedidas de exercer esse direito sob a justificativa de falta de espaço físico e complexidade técnica da perícia.
Fonte: Agência Brasil



