As heroínas da Independência do Brasil na Bahia, Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e a Cabocla, representada pela indígena Catarina Paraguaçu, foram homenageadas de forma simbólica e sensível durante o cortejo do 2 de Julho, em Salvador. Elas ganharam estandartes criados pelo artista Michele Dcrlhs, que utilizou a técnica de transmutação têxtil para dar vida a peças que celebram a força, a memória e a resistência dessas mulheres.
Michele, artista preto, trans, não binárie e periférico, define sua arte como um processo de escuta e transformação. A técnica de transmutação têxtil, que guia seu trabalho, consiste em transformar tecidos descartados em relíquias cheias de história e afeto. “É mais do que uma técnica. É um gesto simbólico e material: transformar descarte em relíquia, vestir o futuro com o que seria esquecido”, afirma.
Para criar os estandartes, Michele utilizou patchwork, upcycling e reconstrução de roupas com sobras de materiais. O resultado são peças únicas, descritas como “armaduras poéticas e afetivas”, feitas com tempo, intenção e ancestralidade.
A inspiração surgiu de uma profunda conexão com a história dessas heroínas. “Elas se colocaram na linha de frente, em defesa dos seus povos e ideais, mesmo diante do risco de perderem a vida. Foram mulheres que, mesmo sob ameaça, não deixaram de florescer”, relata Michele.
O uso de estampas florais também carrega simbolismo. Para o artista, as flores representam resistência. “São belas, cheirosas, fortes, mas também arrancadas, pisadas, ignoradas. E ainda assim, resistem. Pra mim, são como essas mulheres: nascem em terrenos duros, criam raiz, rompem a terra e desabrocham”, completa.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a potência dos estandartes como símbolo de inspiração. “Eles traduzem de forma poética a diversidade feminina, a altivez e a força de Catarina Paraguaçu, Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. Reverenciá-las é reconhecer todas as mulheres que seguem fazendo história todos os dias.”
Informações do ba.gov.br