O governo da Bahia deu um novo passo para a expansão do sistema metroviário entre Salvador e Lauro de Freitas. A gestão estadual anunciou a contratação do consórcio NERK BA, que será responsável pelo gerenciamento e fiscalização das obras de ampliação do modal.
A próxima intervenção prevista é o Tramo 4 da Linha 1, que vai ligar a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, em Salvador. O consórcio contratado irá monitorar e garantir a execução das melhorias e ajustes necessários para a implantação do novo trecho.
O contrato firmado com a Companhia de Transporte da Bahia (CTB) está avaliado em pouco mais de R$ 6 milhões. Apesar disso, o consórcio não executará diretamente as obras do Tramo 4, mas sim sua supervisão técnica e certificação de qualidade.
A entrega do novo trecho está prevista para 2027 e contará com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Além do metrô, o consórcio NERK também participa da supervisão e elaboração do projeto executivo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O empreendimento acompanha, por exemplo, o trecho entre a Calçada e a Ilha de São João, estimado em R$ 64,1 milhões. Outros dois trechos do VLT também estão previstos: Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã.
Informações do Bahia.ba