Em uma semana, a Operação Gatonet, realizada pela Coelba, removeu 4,38 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da distribuidora. No total, cerca de 41 km de fios foram removidos – distância equivalente a um percurso de Salvador a Camaçari. O volume foi removido nos municípios de Curaçá, Pindobaçu, Mucugê, Simões Filho, Lauro de Freitas e Salvador.
Além dos cabos, centenas de equipamentos – como caixas e extensões – também foram removidos com o objetivo de garantir mais segurança à população, diminuir a poluição visual e incentivar a regularização das empresas que ocupam a infraestrutura de postes da distribuidora de energia de maneira irregular com apresentação de projeto técnico e assinatura de contrato.
O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.
A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.
Informações da Coelba