A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) inicia o Novembro das Artes Negras com a Oficina de Samba de Roda, em Sussuarana. A atividade será ministrada pela coreógrafa e dançarina Jedjane Mirtes, entre os dias 25 de outubro e 15 de novembro, aos sábados, das 8h às 12h, no Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU). O projeto chega à sua 8ª edição com o tema “Aquilombar-se: Resistência, Arte e Construção Coletiva”.
A programação deste ano será realizada em Sussuarana, Águas Claras e no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, além de contar com atividades em unidades prisionais, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap). Além da oficina de samba de roda, o projeto também oferecerá oficinas de graffiti, teatro e pintura em cerâmica, conduzidas por artistas e educadores populares.
Pela primeira vez, o Novembro das Artes Negras se estende a um território quilombola, reforçando a importância da arte como ferramenta de resistência e transformação social. A iniciativa busca valorizar as expressões artísticas negras como forma de memória, identidade e fortalecimento comunitário, promovendo espaços de aprendizado e celebração da cultura afro-baiana.
Fonte: Funceb/ GOVBA