Setembro, mês em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), marca a realização de uma feira online que oferece milhares de vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD). Além das oportunidades de trabalho, o evento conta com palestras e painéis sobre diversidade e inclusão. A participação é gratuita mediante inscrição na plataforma.
As vagas abrangem diferentes áreas, regiões, níveis e cargos. No ato da inscrição, a pessoa pode se cadastrar em categorias como:
-
deficiência auditiva
-
deficiência física
-
deficiência intelectual
-
deficiência psicossocial
-
deficiência visual
-
transtorno do espectro autista
-
reabilitado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Cenário atual
O Brasil tem cerca de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 7,3% da população do país com 2 anos ou mais de idade.
O mesmo levantamento mostrou que 2,4 milhões de pessoas declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), o equivalente a 1,2% da população.
A Lei 8.213/91 garante a reserva de vagas para PCD em empresas com pelo menos 100 funcionários.
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2022) apontou que o nível de ocupação entre pessoas com deficiência foi de 26,6%, bem abaixo do índice da população sem deficiência (60,7%). Além disso, entre os trabalhadores com deficiência, 55% estavam na informalidade, contra 38,7% entre os demais.
Inclusão no mercado
Em suas edições anteriores, a feira já ofereceu dezenas de milhares de vagas e segue com o objetivo de reduzir desigualdades no acesso ao mercado de trabalho.
A iniciativa destaca que equipes mais diversas geram inovação, pois diferentes pontos de vista contribuem para soluções criativas, atendimento mais amplo e maior conexão das empresas com a sociedade.
Informações da Agência Brasil