A 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas (FLAB) será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Goethe-Institut Salvador (ICBA), no Corredor da Vitória. O evento gratuito tem como proposta valorizar a produção literária feminina na Bahia e promover conexões entre escritoras, editoras e o público leitor. Um dos destaques da programação é o Café Literário, que acontece no domingo (9), reunindo autoras iniciantes e casas editoriais como Arpillera, Segundo Selo, Caramurê, P55, Natesha, Solisluna, Cartonera das Iaiá e Paralelo 13S.
Idealizado pela escritora Clarissa Mäcedo, o encontro vai oferecer um espaço de trocas e formação, onde as participantes poderão discutir o processo de escrita, publicação e estratégias de inserção no mercado editorial. A programação inclui ainda feiras de livros, mesas de debate, oficinas, lançamentos, saraus, contações de histórias, apresentações musicais e ações voltadas à educação e à inclusão literária. Entre as autoras confirmadas estão Calila das Mercês, Yacunã Tuxá, Kátia Borges, Jovina Souza, Lorena Ribeiro e Edma de Góis, que participam de painéis e partilhas de experiências ao longo dos três dias.
A FLAB nasceu a partir do Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas, realizado em 2021 de forma online durante a pandemia, e agora ganha sua primeira edição presencial. O projeto é viabilizado pelo edital LIA DA SILVEIRA PNAB – Edital nº 05/2024, com apoio do Goethe-Institut, da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Cervantes, e financiamento do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc. As atividades são gratuitas, com classificação livre, e as inscrições podem ser feitas pelos formulários disponíveis no perfil oficial do evento, no Instagram @feiradeautorasbaianas.
Fonte: Darana RP



