O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou em entrevista à rede norte-americana CNBC que produtos que não são cultivados em solo norte-americano — como café, manga, abacaxi e cacau — poderão entrar no país com tarifa de importação zero, desde que haja acordos comerciais com os países exportadores.
“Se um país produz algo que nós não produzimos, isso pode entrar com tarifa zero. Se fizermos um acordo com um país que produz manga ou abacaxi, então esses produtos podem entrar sem tarifas. Café e cacau poderiam ser outros exemplos”, explicou Lutnick.
O Brasil, um dos maiores exportadores de café para os Estados Unidos, pode ser beneficiado pela proposta, embora o secretário não tenha citado nenhum país de forma específica.
Lutnick também reforçou que os EUA mantêm um cronograma firme para a imposição de tarifas a parceiros comerciais que não fecharem acordos com o país. Ele destacou que apenas a negociação com a China segue um calendário separado, enquanto os demais países precisam definir seus acordos rapidamente.
“O presidente quer mercados completamente abertos. Muitos países fizeram propostas razoáveis, oferecendo abrir seus mercados em 30%, 50%, mas ele rejeitou, buscando condições mais vantajosas”, disse o secretário. “Agora, o preço de um acordo com os Estados Unidos é claro: mercados totalmente abertos.”
Apesar da rigidez no prazo para início da aplicação das tarifas, Lutnick afirmou que o governo norte-americano continua aberto a negociações mesmo após o início da vigência das novas medidas.
Informações da Agência Brasil