O TasteAtlas, conhecido como um “mapa-múndi” das comidas e referência no assunto, reconheceu alguns pratos típicos do Brasil, entre eles o escondidinho, já eleito a caçarola mais bem avaliada do mundo.
Segundo a plataforma, o escondidinho é uma caçarola tradicional que pode ser feita com diferentes ingredientes, como carne bovina, frango, peixe, porco ou camarão. O preparo original é o escondidinho de carne seca, feito com uma combinação de carne salgada e purê de batatas.
A origem do prato não é totalmente definida, mas há registros de preparos semelhantes, como a Shepherd’s Pie inglesa, que também combina carne desfiada ou moída com purê de batata.
No Brasil, o escondidinho é especialmente popular no Nordeste, onde geralmente leva carne seca ou de sol desfiada sob uma camada de mandioca ou batata, coberta por queijo. Também existem variações com frango, presunto e queijo, carne de porco e camarão.
A receita tradicional envolve refogar a carne seca com tomates, cebolas, alho e temperos, colocá-la em uma assadeira, cobrir com purê e, muitas vezes, queijo ralado. O prato é assado até dourar por cima. O nome faz referência à carne “escondida” sob a camada de purê.
O escondidinho alcançou 4,4 estrelas na avaliação do TasteAtlas, que considera a opinião popular de quem provou o prato.
Informações do A Tarde