Mais de 4,8 milhões de candidatos confirmaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025. O número representa um crescimento significativo em relação aos anos anteriores, com alta de 11,2% em comparação a 2024 e de 38% em relação a 2022.
Entre os inscritos, 3.049.710 foram isentos da taxa de participação, enquanto 1.761.628 realizaram o pagamento. Uma das novidades desta edição é a inscrição pré-preenchida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que beneficiou mais de 1,3 milhão de participantes, facilitando o processo de inscrição.
O estado de São Paulo lidera em número de inscritos, com mais de 750 mil candidatos. Minas Gerais aparece em segundo lugar, seguido pela Bahia, que contabilizou 428.019 inscritos.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam os resultados como critério de seleção, assim como universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
Informações da Agência Brasil