Com o objetivo de reforçar a estrutura responsável pelo abastecimento de 65% de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), a Embasa investe R$ 32,4 milhões na segunda etapa da recuperação do canal de água bruta da adução de Pedra do Cavalo. O projeto visa fortalecer a segurança operacional do canal que transporta a água captada na barragem do rio Paraguaçu, em Cachoeira, até a principal estação de tratamento de água, localizada em Candeias, beneficiando diretamente 2,7 milhões de habitantes.
A adução de Pedra do Cavalo possui três trechos interligados, totalizando mais de 65 km de extensão. Atualmente, as obras se concentram no segundo trecho, um canal a céu aberto de 12,6 km em Santo Amaro, que também funciona como ligação entre comunidades rurais por meio de estradas vicinais. O revestimento interno do canal com placas de concreto e a recuperação das estradas paralelas buscam garantir maior estabilidade e confiabilidade ao sistema, reduzindo riscos de interrupções emergenciais.
A diretora de Operações da RMS, Joana Rolemberg, destaca que a primeira etapa, concluída em 2023, recebeu R$ 16,4 milhões em investimentos. Juntas, as intervenções reforçam a estrutura do canal, diminuem perdas de água e prolongam sua vida útil, que vem sofrendo desgastes desde sua inauguração, em 1983. A modernização busca assegurar regularidade, segurança e qualidade no abastecimento de água para a maior região urbana da Bahia.
Fonte: Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa
 
									 
					 
								 
								 
								 
								 
								 
								
 
															


