A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia em grandes eventos com alcance nacional e internacional, atuando também na ampliação da malha aérea estadual.
No Brasil, a Setur-BA realizou capacitações sobre os atrativos das 13 zonas turísticas baianas em convenções e feiras do setor em diferentes cidades, incluindo Guarajuba (Camaçari), Salvador, Porto Seguro, Gramado (RS) e Natal (RN). No exterior, a pasta promoveu capacitações em cidades como Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Córdoba (Argentina).
No total, cerca de 4,5 mil profissionais do turismo foram atualizados sobre a infraestrutura e a diversidade de experiências oferecidas pela Bahia. Com essas informações, agentes de viagens elaboram pacotes para destinos baianos, priorizando aqueles localizados no litoral.
A conectividade aérea também é um fator determinante: foram confirmados mais de 880 voos para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, além da retomada da rota entre Salvador e a Cidade do Panamá, que conecta 88 destinos nas Américas. A Bahia mantém ligações com todas as regiões do Brasil, cidades da América do Sul e da Europa, com hubs em Paris permitindo conexões para mais de 180 destinos na Europa,340 África e Ásia.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou que essas ações devem contribuir para a continuidade do crescimento do turismo baiano, que lidera o mercado nacional. “As primeiras informações das agências de viagens, hotéis e companhias aéreas indicam expectativa de aumento no fluxo turístico. O planejamento envolve uma equipe técnica qualificada, que trabalha ouvindo todos os atores da cadeia produtiva do turismo”, afirmou.
Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), afirmou que se espera crescimento na chegada de turistas devido à maior oferta de voos e à promoção feita pelo governo baiano.
Nos hotéis da rede Vila Galé, em Guarajuba (Camaçari) e Salvador, foi confirmada a alta nas reservas para a temporada, superando registros anteriores, segundo Adriana Borges, diretora comercial da rede no Brasil.
Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), destacou a expectativa positiva para a próxima alta estação, ressaltando a importância do trabalho constante de promoção da Setur-BA e do diálogo com o trade e municípios.
Informações do ba.gov.br