Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Moradores do Distrito Federal e de 12 municípios de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão receber, neste sábado (27), a partir das 15h, alertas de emergência simulados da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais de grande perigo.
O teste da ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA) busca simular o envio de mensagens a pessoas em áreas com risco iminente de enchentes, enxurradas, vendavais, chuvas de granizo e deslizamentos de terra, entre outros.
As notificações serão sonoras e/ou visuais e chegarão a todos os aparelhos celulares conectados à rede 4G ou 5G. O serviço é gratuito, não exige cadastro prévio e funciona mesmo com o aparelho no modo silencioso. No entanto, não é compatível apenas com celulares conectados exclusivamente ao Wi-Fi.
Prevenção
O sistema complementa outros canais de alerta já em operação, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A depender da gravidade da situação, os avisos também poderão ser acompanhados de um sinal sonoro semelhante a uma sirene.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a meta é modernizar o sistema de prevenção de desastres no país. “O alerta amplia a segurança da população e ajuda a salvar vidas”, destacou a pasta.
Implantação nacional
O Defesa Civil Alerta foi desenvolvido pelo MIDR, em parceria com a Anatel, o Ministério das Comunicações, a Secretaria de Comunicação da Presidência, as operadoras de telefonia e defesas civis estaduais e municipais.
Após testes no Sul, Sudeste e Nordeste entre 2024 e 2025, a etapa deste sábado conclui a nacionalização do sistema. A partir de outubro, o serviço estará disponível de forma permanente em todo o Centro-Oeste.
Informações: Agência Brasil