Mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas procuraram os Correios para esclarecer dúvidas e resolver problemas relacionados a descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para ampliar o acesso aos serviços do INSS, especialmente para pessoas com dificuldade em utilizar canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
O atendimento presencial está disponível em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país. A medida tem como objetivo oferecer suporte direto aos segurados, facilitando a resolução de pendências e evitando transtornos relacionados a cobranças não autorizadas.
Nos postos de atendimento, é possível:
-
Consultar se houve algum desconto no benefício;
-
Contestar descontos não autorizados;
-
Confirmar se algum desconto foi autorizado;
-
Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
-
Analisar documentos enviados por associações;
-
Receber um protocolo com orientações para continuar o acompanhamento pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Além disso, os funcionários dos Correios também estão orientados a tirar dúvidas e ajudar os beneficiários a verificar se há débitos indevidos registrados nos últimos anos.
A lista de agências habilitadas pode ser consultada diretamente no site dos Correios ou junto às unidades da instituição. A ação fortalece o compromisso de ampliar o acesso a serviços públicos, especialmente para os que mais precisam de apoio presencial.
Informações da Agência Brasil