A Bahia se prepara para a realização de diversos eventos sob o selo do edital Bahia Literária, além de outros com apoio institucional, que prometem movimentar escritores, editoras, estudantes e fomentar o incentivo ao livro e à leitura na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado.
No Recôncavo baiano, acontece o Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás, com o tema Cultura, Ancestralidade e Resistência. O evento celebra a literatura negra feminina e a cultura sanfelixta, com mesas literárias, lançamentos de livros, atividades para crianças e samba de roda.
Na Região Metropolitana de Salvador, a Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas tem como foco ampliar o acesso à leitura, cultura e arte, com atenção especial à inclusão de pessoas com deficiência, idosos, mulheres, juventudes, povos de terreiro e comunidades tradicionais.
No Oeste baiano, em Formosa do Rio Preto, acontece a Festa Literária Caminhos do Oeste, com o lema Literatura como território de vozes e memórias, reunindo autores regionais, artistas, educadores e a comunidade para celebrar a palavra viva.
A cidade de Santa Terezinha representa o Piemonte do Paraguaçu com a Feira Literária de Santa Terezinha (Flister), que conta com palestras, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e homenagem ao ator e escritor Lázaro Ramos.
No Extremo Sul, a Feira Literária de Cumuruxatiba – Flicumuru, distrito do município de Prado, traz o tema Direito à Narrativa, Direito ao Território, afirmando a palavra como instrumento de memória, pertencimento e resistência.
A Feira de Santana realiza mais uma edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), que chega à sua maioridade destacando a importância da formação de leitores e a consolidação do evento no cenário literário.
Em Ipirá, a Feira Literária de Ipirá – Flipirá aborda Literatura, Oralidades e Saberes Ancestrais.
Já em Jacobina, o Festival Literário transforma a cidade em palco de encontros para o tema Arte Armorial: A Literatura que Celebra a Cultura do Sertão.
No Sudoeste Baiano, o município de Condeúba realiza a FLICON, com o tema Quilombo: Versos e Resistência – Transmissão de Saberes, levando a literatura e a cultura diretamente às comunidades quilombolas e escolas do campo.
Outros eventos com apoio institucional também integram o circuito literário da Bahia, como a Feira Literária de Santo Antônio de Jesus (FLISAJ), a Festa Literária de Curaçá (FLIC) e a Feira de Livros de Vitória da Conquista.
Informações da Agência Brasil