A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) abriu licitação para a elaboração dos projetos executivos e execução das obras de contenção em quatro encostas da capital baiana. As intervenções fazem parte da parceria Bahia-Brasil, financiada pelo Novo PAC e Ministério das Cidades, com investimento estimado em R$ 13,18 milhões, pelo programa Periferia Viva.
As obras ocorrerão na Rua Chile (Plataforma), Rua Direta de Pituaçu (Sussuarana), Travessa Santa Isabel (Novo Horizonte) e Avenida Teles (Caixa D’Água), beneficiando diretamente cerca de 18,5 mil moradores que vivem em áreas de risco e promovendo mais segurança durante períodos de chuvas intensas.
Segundo o presidente da Conder, José Trindade, “cada obra de contenção é uma vida preservada, uma comunidade protegida, garantindo mais dignidade e tranquilidade para quem vive em áreas vulneráveis. É o resultado da parceria entre Governo da Bahia e Governo Federal, que prioriza a prevenção de tragédias.”
Essas intervenções fazem parte de um conjunto de 65 contenções de encostas aprovadas para a Bahia dentro do Novo PAC, sendo 50 em Salvador e 15 em outros municípios do estado, totalizando um investimento superior a R$ 200 milhões.
O Programa de Prevenção a Desastres Naturais, executado pela Conder, visa estabilizar áreas com risco de deslizamento, tornando as cidades mais resilientes às mudanças climáticas. Desde 2014, já foram realizadas 148 obras no estado, beneficiando mais de 300 mil famílias. Atualmente, 19 obras estão em execução e outras estão em fase de licitação, reafirmando o compromisso com a segurança e qualidade de vida da população baiana.
Informações do ba.gov.br