Estão abertas as inscrições para a Prova Nacional para o Concurso de Ingresso na Carreira Docente da Educação Básica, iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A avaliação será utilizada por redes públicas de ensino que desejarem aderir ao processo seletivo unificado para contratação de professores efetivos.
A prova é direcionada a profissionais com licenciatura que desejam atuar como docentes da educação básica em redes municipais, estaduais ou distritais. O objetivo é criar uma base nacional para seleção de professores, promovendo mais equidade e transparência nos concursos públicos da área.
De acordo com o MEC, a seleção será dividida em duas etapas: uma prova escrita de caráter nacional e uma segunda fase com critérios definidos pelas redes de ensino participantes, como análise de títulos ou provas práticas. Os candidatos poderão escolher até três componentes curriculares ou etapas de ensino para concorrer.
A adesão das redes públicas ao sistema é voluntária. Estados e municípios que optarem por utilizar a Prova Nacional poderão utilizar os resultados como fase inicial de seus concursos, o que pode agilizar o processo de contratação de docentes.
A aplicação da prova será realizada em todas as unidades da federação. O cronograma, o conteúdo programático e demais informações estão disponíveis no edital publicado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Informações da Agência Brasil