O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que há uma “real possibilidade” de redução no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo se mantenha estável no mercado internacional. A avaliação foi feita durante sua participação na reunião de cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.
Silveira destacou que o cenário geopolítico, especialmente o conflito entre Israel e Irã, vinha gerando preocupações, mas que as tensões diminuíram nos últimos dias. “Esperamos que essa guerra termine. Isso tem influência direta sobre o preço do petróleo e, consequentemente, sobre os combustíveis no Brasil”, afirmou.
O ministro também ressaltou que o governo federal está atuando para garantir que eventuais reduções nos preços praticados pela Petrobras cheguem efetivamente ao consumidor final. “O presidente Lula tem cobrado reiteradamente que os descontos sejam repassados nas bombas. Estamos intensificando a fiscalização para coibir cobranças abusivas e garantir justiça tarifária no país”, completou.
Informações da Agência Brasil