A Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou a sirene de alerta nas comunidades de Mamede (Alto da Terezinha); Irmã Dulce (Cajazeiras VII); Creche e Moscou (Castelo Branco); Bosque Real e Olaria (Sete de Abril). A medida foi tomada após a cidade registrar acumulados de chuva superiores a 150 mm, nas últimas 72 horas, e previsão de novos episódios de precipitação forte a muito forte.
O acionamento faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC) para áreas de risco, em dias de chuvas intensas. Equipes da Codesal fizeram mobilização nas comunidades com a recomendação de que os moradores deixem suas casas e se dirijam a locais seguros previamente definidos, a exemplo de escolas municipais nas proximidades.
O PPDC é um instrumento fundamental da Codesal para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo inclui monitoramento de áreas de risco, sistemas de alerta e alarme (sirenes), além de ações de prevenção e resposta às emergências.
Acumulados de chuvas – Devido a atuação de uma frente fria sobre a região de Salvador, foram registrados nas últimas 72 horas acumulados de chuvas que ultrapassaram a 200 mm, acompanhadas de intensas rajadas de vento de até 64,8km/h, segundo informação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec).
Os maiores acumulados de chuvas em 72 horas foram registrados em Barro Duro – Fundac (208,8mm), Periperi (175mm) e Nova Constituinte (165,6mm). Ainda de acordo com o Cemadec, foram registradas no último dia 3, pelas estações meteorológicas da Codesal, rajadas de vento que chegaram à 64,8 km/h em Canabrava – Barradão; 48,2 km/h, em Praia do Flamengo – Parque das Dunas; e 47,2 km/h, em Itapuã – UBS.
Nesta segunda-feira (5), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.
Plantão – Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Codesal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser acionada através do número 199.
O órgão também emite diariamente alertas por SMS e WhatsApp, para manter a população e os órgãos parceiros cientes do cenário. Basta enviar um SMS para 40199 e informar o CEP de onde reside, para receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Informações da Prefeitura de Salvador