O Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que federações esportivas internacionais suspendam a realização de competições na Indonésia, após o governo local negar vistos a atletas israelenses que participariam do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Jacarta. A decisão foi tomada como resposta à violação do princípio olímpico de não discriminação por motivos políticos, religiosos ou de nacionalidade.
Em comunicado, o COI afirmou que a atitude do país compromete os valores fundamentais do movimento olímpico e, por isso, suspendeu temporariamente qualquer diálogo com o governo indonésio sobre futuras candidaturas para sediar eventos olímpicos. Entre elas, está o interesse da Indonésia em receber os Jogos Olímpicos de 2036.
A entidade ressaltou que todos os países que desejam sediar competições esportivas sob sua chancela devem garantir condições de igualdade e segurança para atletas de todas as delegações. O COI informou ainda que seguirá monitorando a situação e poderá adotar novas medidas caso a restrição a competidores israelenses seja mantida.
Fonte: METRO 1