Com as fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada de hoje (3), parte da estrutura de lona que cobre o Mercado do Peixe, no bairro do Rio Vermelho, desabou no início da manhã. Inaugurado há um mês, o mercado passou por seis meses de reforma, por meio de contrato de concessão com a empresa Nova Era.
Como o desabamento ocorreu em horário não comercial (por volta das 7h) ninguém se feriu. Cerca de 60% dos comércios que funcionam no mercado ficarão fechados, pelo menos até amanhã (4), para que sejam feitos os reparos e uma perícia. A Prefeitura de Salvador informou, em nota, que já notificou a empresa Nova Era, responsável pela instalação e manutenção da lona do novo mercado. Segundo a prefeitura, a costura da lona foi rompida e a empresa “terá que efetuar o reparo imediato, no prazo máximo de 24 horas.”
“Salvador passa por chuvas muito fortes e a área do mercado fica em frente ao mar aberto e a lona não suportou os ventos, porque foi costurada ou colada de forma inadequada. Fizemos uma vistoria técnica após o ocorrido e notificamos a empresa que também veio ao local. Identificamos o problema e a empresa terá que colocar uma nova lona, com recurso maior, que deve ser desenvolvida com outro material, de forma que suporte qualquer fase do ano, já que o projeto prevê isso. A área estrutural não sofreu nenhum dano”, disse o secretário de Manutenção de Salvador, Marcílio Bastos.
Afirmou, ainda, que até hoje à noite o funcionamento do mercado deve voltar ao normal e até amanhã toldos temporários serão instalados. Perguntado sobre um prazo para a colocação do material definitivo, o secretário de Manutenção não quis estabelecer uma data, por conta da impossibilidade de prever o andamento do projeto.



