O governador Jerônimo Rodrigues recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy, para oficializar a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado. O imóvel será cedido à Caixa Econômica Federal para abrigar a nova Caixa Cultural Salvador.
A aquisição do palacete foi viabilizada com um investimento estadual de quase R$ 5 milhões, que será revertido ao pagamento de ações trabalhistas no âmbito do TRT-5.
“Vamos ter um parque cultural muito forte. Representantes culturais e o público poderão utilizar esse centro. É uma alegria muito grande ver esse equipamento em funcionamento”, afirmou o governador.
Palacete Saldanha
Localizado no Centro Histórico de Salvador e tombado pelo Iphan, o Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII. Fechado desde 2007, passará por obras de restauração e requalificação, custeadas pela Caixa Econômica Federal.
“A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves, para fazermos um dos maiores centros culturais do Brasil”, afirmou o superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho.
A nova Caixa Cultural deve se tornar um polo de arte e conhecimento no coração do Centro Histórico, com apoio do Ministério da Cultura na requalificação do entorno. Segundo o superintendente do Iphan, Hermano Queiroz, a revitalização vai “transformar a dinâmica daquele território”.
“Temos total interesse em entregar este equipamento à sociedade o mais rápido possível, com a qualidade que a Caixa Cultural oferece em sua programação artística e educativa”, completou Tiago Reis, diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Informações do Correio*