O Dia Livre de Impostos é uma campanha anual que busca conscientizar a população e os governantes sobre o peso da carga tributária no Brasil. Na ação, ocorrida ontem (29), lojistas de todo o país comercializam produtos e serviços sem repassar o valor dos tributos aos consumidores, oferecendo descontos que podem chegar a 70%.
Organizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela CDL Jovem, a campanha envolve estabelecimentos de diversos setores, como varejo de rua, shoppings, restaurantes, postos de combustíveis e prestadores de serviço.
Mais de 100 mil lojas, em cerca de 1.500 cidades, participam da iniciativa. A expectativa é beneficiar milhões de consumidores e ampliar o debate sobre a complexidade e os impactos da tributação no Brasil.
Segundo José César da Costa, presidente da CNDL, a campanha é um alerta para a necessidade de um sistema tributário mais justo, menos burocrático e que favoreça a competitividade e o desenvolvimento do país. Para Raphael Paganini, coordenador da CDL Jovem, a ação é um exercício de cidadania: “Queremos mostrar como os tributos afetam diretamente o consumo e a economia do país”.
Mais informações sobre os lojistas participantes e comparativos de preços com e sem impostos estão disponíveis no site oficial da campanha: dialivredeimpostos.com.br.
Informações do CDLs