Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar sua caderneta nacional de vacinação até 31 de outubro, quando todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, serão disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses neste mês e repassados R$ 150 milhões às gestões locais para organizar as ações nos territórios.
Durante o lançamento da campanha de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a segurança e a eficácia das vacinas utilizadas no país para o controle de doenças preveníveis: ele lembrou que eventos como paralisia infantil, meningite e outras doenças graves foram evitados historicamente graças aos esforços de vacinação mesmo em épocas de dificuldade logística.
As vacinas disponibilizadas incluem BCG, hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), pólio inativada, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C e ACWY, influenza, covid-19, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, hepatite A e HPV.
Para reforçar a campanha junto aos pais e responsáveis, o Ministério da Saúde fará chamadas via aplicativo “Meu SUS Digital”, com expectativa de alcançar 40 milhões de pessoas. No app, que é gratuito e está disponível para web e dispositivos iOS e Android, é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhar a situação vacinal — incluindo previsões de próximas doses — com atualização em tempo real.
De 2022 a 2024, o governo federal registrou avanços: um aumento de 17 % na imunização de crianças menores de dois anos contra a poliomielite e expansão de 40 % na vacinação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para o sarampo — que tem observado incremento de casos na América do Norte — o Brasil reforçará a imunização entre a população de 12 meses a 59 anos de idade, com doses já disponibilizadas para esse público.
No dia 18 de outubro haverá o “Dia D” de mobilização, com horário especial de funcionamento dos postos de saúde em todo o país. Embora a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ocorra diariamente, o dia 18 será usado como estratégia para mobilizar estados e municípios nas localidades com maior concentração de crianças, garantindo que todas sejam protegidas durante essa iniciativa conjunta.
Fonte: Agência Brasil