O uso de celular nas escolas por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos caiu de 51% para 37%, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, atribui em parte essa queda à nova lei que restringe o uso de celulares nas escolas, implementada no início deste ano.
Apesar dessa redução no uso escolar, o acesso à internet por essa faixa etária se manteve relativamente estável, com 92% dos adolescentes afirmando usar internet no Brasil — contra 93% no ano passado e 95% no anterior. O celular foi o principal dispositivo de acesso, citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%).
A pesquisa também identificou que o número de crianças e adolescentes que nunca acessaram a internet subiu neste ano: de cerca de 492 mil no ano anterior para 710 mil em 2025. As atividades mais comuns na rede incluem pesquisas escolares (81%), temas de interesse pessoal (70%), leitura ou vídeos de notícias (48%) e consulta sobre saúde (31%).
Fonte: Agência Brasil