O governo brasileiro apresentou uma queixa formal à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos de origem nacional. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, essas medidas violam princípios fundamentais do comércio internacional.
De acordo com o Itamaraty, as ações norte-americanas ferem compromissos firmados na própria OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários acordados entre os países-membros.
O documento encaminhado pelo Brasil é um pedido de consultas — primeira etapa formal do sistema de solução de controvérsias da OMC — com o objetivo de buscar uma solução negociada antes do possível estabelecimento de um painel arbitral.
O governo brasileiro reiterou estar aberto ao diálogo e espera que as consultas levem a um entendimento entre os dois países. As datas e o local das negociações devem ser definidos em comum acordo.
Na prática, as novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos dificultam a exportação de diversos produtos brasileiros, gerando impactos diretos sobre o comércio entre os dois países.
Informações da Agência Brasil