Os preços da batata e da cebola caíram nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A batata apresentou redução média de 31,61% nos mercados atacadistas, reflexo da maior oferta do produto. Já a cebola teve queda de 25,57% em relação ao mês anterior. Comparado ao mesmo período do ano passado, o preço está quase 60% mais baixo.
Outros produtos tiveram variações distintas. O tomate registrou queda de 16,68% no Paraná, mas alta de 4,68% em Santa Catarina. No geral, o preço recuou 5,68%. Já a alface subiu 9,93%, com maior aumento no Paraná, influenciado pela produção localizada próxima aos centros consumidores.
Entre as frutas, a laranja ficou 9,8% mais barata, pressionada pela menor demanda no período e pela concorrência com a mexerica poncã. A maçã também caiu 1,92%. Em sentido contrário, a melancia subiu 3,92%, mesmo com aumento da produção, devido à queda no consumo durante o frio.
Banana e mamão também encareceram. A banana teve alta de 10,48%, por conta da menor oferta da variedade nanica no inverno. O mamão registrou a maior variação, com aumento de 21,65%, resultado das baixas temperaturas que reduziram tanto a oferta quanto a procura.
Informações da Agência Brasil