Consumidores que têm dívidas em cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas por bancos e instituições financeiras têm até 30 de novembro de 2025 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
Mais de 160 instituições financeiras participam da iniciativa, além de parceiros como o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
As negociações podem ser realizadas diretamente pelos canais oficiais das instituições participantes ou pelo portal ConsumidorGovBr — um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para encontrar soluções para conflitos de consumo. Para usar a plataforma, o consumidor precisa de conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.
Algumas condições importantes: o mutirão contempla dívidas que estejam em atraso, não aqueles débitos que contam com bens dados em garantia ou que já foram prescritas.
Entre os benefícios oferecidos pelos bancos durante essa ação estão condições especiais como parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Todas as informações sobre como participar, a lista completa de instituições que aderiram e os canais disponíveis para negociação estão acessíveis na plataforma Meu Bolso em Dia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Fonte: Agência Brasil



