A Bahia segue em ritmo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o estado criou 12.858 postos de trabalho com carteira assinada no último levantamento. É o quinto mês consecutivo de saldo positivo no mercado de trabalho baiano.
Com esse resultado, a Bahia passou a contar com mais de 2,19 milhões de vínculos celetistas ativos. Todas as cinco grandes atividades econômicas registraram crescimento no mês:
-
Serviços: +5.670 vagas
-
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: +2.558 vagas
-
Indústria geral: +2.061 vagas
-
Construção: +1.593 vagas
-
Comércio e reparação de veículos: +976 vagas
Em comparação ao cenário nacional e regional, a Bahia se destacou com um crescimento relativo de 0,59%, superior ao registrado no Nordeste (0,57%) e no Brasil (0,31%). O estado ficou com o quarto maior saldo absoluto do país e o maior do Nordeste no mês analisado.
Acumulado do ano
Entre janeiro e maio, a Bahia já gerou 59.319 novas vagas formais, um crescimento de 2,77% sobre o total de empregos no início do ano. O saldo superou o do mesmo período do ano passado e colocou o estado na liderança da região Nordeste em termos absolutos.
Os setores que mais contribuíram no acumulado foram:
-
Serviços: +33.661 vagas
-
Indústria geral: +11.428 vagas
-
Construção: +7.979 vagas
-
Agropecuária e afins: +5.538 vagas
-
Comércio: +714 vagas
O desempenho baiano também ficou acima da média nacional (2,23%) e nordestina (1,57%) no acumulado do ano. Em termos absolutos, a Bahia tem o sexto maior saldo do país e, em termos relativos, aparece em segunda posição no Nordeste.
Esses dados integram o Painel do Mercado de Trabalho disponível na plataforma InfoVis Bahia (https://infovis.sei.ba.gov.br/).
Informações do ba.gov.br