Crédito: kittisak / adobe.stock.com
Uma morte ocorrida em Feira de Santana, na Bahia, está sendo investigada como possível caso de intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 56 anos que deu entrada na UPA da Queimadinha, mas faleceu na madrugada de sexta-feira (3).
O governo estadual informou que realizará monitoramento e investigação em conjunto com equipes municipais e federais. Serão coletadas amostras biológicas para análise laboratorial, com resultados esperados em até sete dias.
Até 2 de outubro, o Brasil já registrava 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol — desses, 11 haviam sido confirmados por exame laboratorial.
A intoxicação por metanol é classificada como emergência médica de alta gravidade. Quando ingerido, o metanol é transformado no organismo em compostos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar sintomas como visão turva, náuseas, vômitos, dores abdominais e até cegueira.
Em caso de suspeita de intoxicação, as autoridades recomendam buscar atendimento médico imediato e usar canais como o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001).