O governo da Bahia lançou, nesta quarta-feira (5 de novembro de 2025), o programa inédito de castração de cães no Semiárido baiano, que vai atender inicialmente os municípios de Gavião e Conceição do Coité. A iniciativa — liderada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), em parceria com os consórcios públicos da Bacia do Jacuípe e do Sisal e as prefeituras locais — tem como meta castrar cerca de 10 mil cães em 36 municípios, com investimento de R$ 5 milhões.
O projeto prioriza o bem-estar animal e a proteção dos rebanhos de caprinos e ovinos, comuns na região do Semiárido baiano. Entre as ações previstas estão castração cirúrgica, microchipagem, vacinação preventiva, bem como mutirões e o emprego de “castramóveis” — clínicas móveis que vão atender áreas rurais e de difícil acesso.
Além do impacto direto sobre a saúde e bem-estar dos cães, o programa busca melhorar as condições sanitárias no meio rural, reduzir perdas para os criadores e promover a guarda responsável dos animais. Segundo a Seagri, “é uma ação integrada, que une o cuidado com os animais, a proteção dos rebanhos e a atenção às famílias do campo”.
Fonte: secom/ GOVBA



