A Prefeitura de Salvador entregou a requalificação completa da avenida Jorge Amado, uma das principais vias que ligam os bairros do Imbuí e da Boca do Rio. As obras contaram com um investimento de R$ 9,5 milhões e contemplaram uma série de intervenções ao longo de 1,6 km, com destaque para a duplicação do trecho entre as ruas das Araras e Santo Antônio.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a reestruturação vai proporcionar mais fluidez ao trânsito e mais qualidade de vida para quem mora ou trabalha na região. “Além de novo pavimento, meio-fio, sinaleiras inteligentes e iluminação em LED, duplicamos toda a parte possível da via, incluindo o pontilhão na entrada do Bate Facho. Isso vai melhorar, e muito, a mobilidade de quem passa por aqui”, afirmou.
A avenida Jorge Amado é um importante corredor de tráfego que conecta a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) à orla de Salvador. Com grande fluxo de veículos, era comum a formação de congestionamentos, especialmente nos horários de pico. A duplicação agora permite duas faixas em cada sentido, baias para ônibus, canteiros com paisagismo, melhorias na sinalização e áreas de retorno.
Além da duplicação, a obra incluiu implantação de sistema de drenagem, pavimentação, recuperação de passeios e nova iluminação pública, com quase 70 luminárias e cinco postes de fibra instalados, totalizando um investimento adicional de R$ 327 mil.
A requalificação da avenida faz parte de um conjunto de melhorias na mobilidade urbana promovidas pela gestão municipal na região. O prefeito lembrou de outras intervenções recentes, como a requalificação da Estrada do Curralinho e a construção das ruas Valmar Hupsel e Granja Marazul.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, o projeto foi elaborado com base em consultas à comunidade e teve como objetivo solucionar problemas de acesso, sinalização e fluidez. “Mais do que uma via nova, essa obra valoriza todo o entorno. O impacto é visível para quem mora, trabalha ou transita pela região”, disse.
Moradores e motoristas já percebem os efeitos positivos das mudanças. Para o comerciante Anderson Araújo, da Boca do Rio, o impacto foi imediato: “Agora ficou muito melhor. Antes cada carro ia para um lado, ninguém respeitava. Hoje o trânsito flui direitinho”. João Almeida, motorista de aplicativo, também elogiou: “Dá pra ver que os motoristas estão mais atentos, respeitando as sinalizações. Gostei da organização. Mudou para melhor”.
Informações da Prefeitura de Salvador