A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) alerta que a nova tarifação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode gerar impactos significativos no setor de alimentação fora do lar. A medida deve pressionar os preços internos de itens como café, carnes, pescados e suco de laranja — considerados pilares da exportação nacional.
Segundo a entidade, o aumento das tarifas pode reduzir em até 30% a exportação de café, provocando um reajuste de até 6% no preço do produto no mercado interno. Já carnes e pescados devem sofrer aumentos para compensar os custos de produção, especialmente em um cenário de possível recessão econômica.
A Fhoresp estima que o consumidor final pode sentir no bolso um aumento de até 10% nos preços de cardápios em restaurantes, bares e lanchonetes, em um processo de reajuste que deve ocorrer em médio e longo prazos.
“Temos de colocar todos os cenários à mesa para que o Brasil compreenda o que pode estar por vir. O mercado interno será afetado em toda a cadeia produtiva, principalmente no agronegócio”, afirmou Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp.
Ele classificou a medida dos Estados Unidos como “catastrófica” e um “franco ataque à cadeia do agronegócio brasileiro”, defendendo uma resposta diplomática e estratégica por parte do Brasil.
Informações da Agência Brasil