A inauguração do novo Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, está marcada para daqui a nove dias. Mas, mesmo em meio aos caminhões, operários e máquinas que fazem os últimos ajustes nos espaços de lazer do lugar, já há quem arrisque umas caminhadas, uma passada nos balanços da praça infantil e nos aparelhos de ginástica da Praça da Melhor Idade. A novidade é que, a partir do dia 4 de junho, quando o parque for reaberto de vez ao público, os frequentadores contarão com segurança 24 horas por dia.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, a segurança será feita pela Guarda Municipal. O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) terá uma sede no parque e efetivo de 50 guardas, que irão se revezar na patrulha da área de 700 mil m². A Secis estuda instalar câmeras. “É a maior reforma que o parque já passou e a gente, sem dúvida, está muito feliz com o resultado. O nosso grande desafio é trazer de volta o soteropolitano para o Parque da Cidade”, disse Fraga. O parque ganhou mais 40 mil m² de áreas verdes.
Na última semana, foi finalizado o regulamento de funcionamento e ficou definido que o espaço abrirá das 4h30 às 22h e será proibido circular usando motocicletas e cavalos. O acesso de carros será restrito a veículos credenciados. Já o estacionamento, do lado de fora do parque, será gratuito.
A intervenção custou R$ 14 milhões – R$ 5 milhões investidos pela Petrobras. As obras duraram quase dois anos e o parque será entregue com um ano de atraso. Segundo Fraga, houve problemas com duas empresas, o que impediu a entrega no prazo.



