A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de produtos à base de cannabis das empresas Hemp Vegan e Cannafy, além de produtos com cogumelos da empresa De Volta às Raízes.
A medida foi formalizada pela Resolução 3.987/2025, publicada no Diário Oficial da União em 10 de outubro.
Segundo a Anvisa, os produtos da Hemp Vegan não possuem registro ou autorização, sendo fabricados por empresa desconhecida. Estão proibidos todos os lotes de diversos produtos da marca, como fitocanabinoides (CBG, CBD, CBDA), bálsamos tópicos, gotas CBD Full-spectrum vegano, gomas (gummies) e outros.
No caso da Cannafy, a agência identificou produtos de cannabis sem registro ou autorização, produzidos por empresa sem credenciamento. A Anvisa proibiu todos os lotes das marcas CBDM Gummy, Canna River e Rare Cannabinoid.
Sobre a De Volta às Raízes, foram proibidos todos os lotes de produtos feitos com cogumelos sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa, fabricados por empresa sem autorização para fabricar medicamentos. Os itens incluem cogumelo Tremella, Reishi, Cordyceps militaris, cogumelo do sol, juba de leão, chaga e cauda de peru.
A empresa De Volta às Raízes alegou, em seu site, que os cogumelos são utilizados na medicina tradicional chinesa, mas que não se enquadram como medicamentos, portanto, estariam dispensados de registro conforme a Resolução nº 240/2018.
Fonte: Agência Brasil